A importância do sono na infância
Dormir bem é importante em todas as idades, mas é especialmente importante quando se trata na infância. Os adultos precisam de dormir em média oito horas por noite, mas no caso das crianças este número de horas varia e é geralmente maior, embora dependa da idade e das necessidades pessoais de cada um.
Claro que, este descanso deve ser, além de suficiente, reparador. Em particular, existem dois fatores que devem estar em ordem para que se considere um bom sonho na infância: por um lado, o tempo que está a dormir, e por outro, a qualidade do sono que tem durante o tempo em que se permanece a dormir.
O sono na infância
A infância é o primeiro período de vida de uma pessoa a etapa vital que vai do nascimento à adolescência. É uma etapa chave na vida de um ser humano, uma vez que produz o desenvolvimento da nossa pessoa a muitos níveis, especialmente a nível psicossocial e a nível biológico.
Além disso, durante esta fase sucede-se um grande crescimento físico, por isso é fundamental manter uma boa dieta e higiene adequada do sono. A falta de sono (ou a sua qualidade) pode ter consequências importantes tanto para a saúde física como mental, especialmente na fase infantil.
De facto, parece que manter um sono regular durante a infância ajuda a fortalecer o sistema imunitário. E, enquanto dormimos, o cérebro continua a funcionar e a preparar-se para o dia seguinte. É um estado em que o cérebro permanece ativo e dinâmico, o que afeta o seu funcionamento durante o dia e o desenvolvimento vital, em geral.
É por isso que é fundamental manter um bom descanso durante a infância. À continuação expomos outras razões.
Porquê é que o sono é tão importante na infância?
Como referimos, dormir bem é importante em todas as idades, mas ainda mais na infância. Durante esta idade ocorre o crescimento do sistema nervoso, que depende fortemente de desfrutar de um bom descanso durante estas idades.
Especificamente, durante a primeira hora de sono, o organismo produz 60% da secreção total da hormona de crescimento. É por isso que o grande papel do sono em todas as áreas do desenvolvimento infantil é evidente, influenciando também o comportamento, o desempenho escolar e o crescimento.
Pelo geral, a má qualidade do sono durante a infância está relacionada a problemas de aprendizagem, memória, atenção e comportamento, bem como impulsividade e hiperatividade, e distúrbios de humor. Estes problemas, ao tornarem-se crónicos (isto é, tornarem-se graves), podem levar a alterações metabólicas hormonais prejudiciais ao desenvolvimento infantil. Além disso, dormir pouco nestas idades também tem sido associado a problemas de obesidade e excesso de peso.
Protocolo de hábitos de sono saudáveis na infância
Tendo em conta os problemas que podem derivar de um mau descanso nos mais pequenos, a investigação tratou de determinar hábitos e comportamentos saudáveis para intervir sobre o primeiro ano de vida.
Em concreto, um estudo publicado na revista BMC Psychiatry implementou um protocolo de hábito saudável para crianças que não tinham sono. Os investigadores dividiram a amostra em dois grupos: as mães do primeiro grupo foram treinadas para melhorar a autorregulação e os hábitos de rotina do ambiente e do sono. Foram relatadas condições ideais para incentivar o sono nas crianças e no que diz respeito ao comportamento “normal” da criança durante o primeiro ano. Realizaram um seguimento durante dois anos para determinar os efeitos da intervenção a longo prazo.
O segundo grupo, o grupo de controlo, teve de fazer o mesmo acompanhamento, mas sem receber a informação. Os investigadores quiseram deixar a porta aberta para analisar ainda mais os efeitos da intervenção, que parecem promissoras no que diz respeito ao grupo de controlo.
O que parece claro é que os efeitos de um mau descanso na infância podem ter consequências terríveis na qualidade de vida no futuro. É por isso que é fundamental destacar a importância do sono infantil. Se tem filhos por perto, está na hora de mandá-los para a cama em breve!