A falta de sono durante a menopausa causa depressão
Um estudo recente da Universidade de Illinois investigou a evolução dos diferentes estágios da menopausa num grande grupo de mulheres. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os problemas do sono variam durante os diferentes estágios da menopausa, no entanto, eles estão sempre relacionados a ondas de calor e depressão.
Para realizar este estudo, seguimos 776 mulheres com idade entre 45 e 54 anos durante um período de sete anos. Essas mulheres tiveram que responder a pesquisas e passar por exames de sangue anualmente. Desta forma, os pesquisadores recolheram dados sobre falta de sono, níveis hormonais e outros sintomas da menopausa.
Como resultado dos sete anos de pesquisa, concluiu-se que não houve correlação entre a falta de sono e os diferentes estágios da menopausa. Ou seja, as mulheres estudadas tiveram problemas de sono antes, durante ou após a menopausa sem poder estabelecer um padrão comum para a maioria.
No entanto, analisando todos os sintomas e fatores relacionados à menopausa, concluiu-se que tanto a aparência de ondas de calor como depressões estavam diretamente relacionadas aos estágios em que a falta de sono sofria. Portanto, os pesquisadores afirmam que lutar contra essas conseqüências da menopausa também significa reduzir os problemas de insónia e vice-versa.
Mais uma vez, mostra-se que uma boa noite de sono e descanso é a chave para o bem-estar.