7 sinais que indicam que não está a dormir o suficiente
É mais do que provável que entenda por sinais de uma má higiene do sono o cansaço físico e mental. Mas, existem mais conceitos que lhe podem mostrar que não está a dormir o suficiente.
Se já experimentou estes 7 sinais, chegou a hora de mudar a sua higiene do sono
Irritabilidade, tristeza, depressão
Em definitivo, um constante vaivém de emoções, quase sempre negativas. Esta montanha russa emocional é diretamente provocada pela dificuldade na hora de dormir. A privação do sono faz-nos estar mais irritáveis, com constantes alterações de humor. Por exemplo, estímulos que antes não o teriam afetado negativamente, provocam-lhe tristeza. Este esgotamento psicológico apenas pode ser atenuado com uma boa higiene do sono.
Incremento do stress
A relação entre o stress e o sono é inesgotável. Como se fosse um ciclo sem fim, dormir menos horas vai-nos provocar stress, e o stress vai-nos prejudicar a qualidade do sono. Entrar neste círculo vicioso é tão perigoso que devemos remediar essa situação. E o único que devemos fazer é melhorar a nossa qualidade de descanso. Caso não o consigamos fazer, seremos incapazes de gerir todo o stress.
Falta de concentração
A privação do sono é sinónimo de perda de qualidades cognitivas. Isto traduz-se numa constante falta de concentração, derivada também em perda de capacidades para tomar decisões. Obviamente, este ponto não é nada positivo para o rendimento laboral ou académico.
Falta de apetite sexual
Sim, a falta de sono também afeta nos aspetos mais hedonistas da sua vida. Entre eles, a falta de desejo sexual. Algo que pode encontrar a sua causa no feito de que esteja a dormir mal. E não é só esta falta de apetite sexual que se pode produzir, mas também alterações no rendimento sexual, e incluso no comportamento durante o sexo.
Perda de memória
Se é uma dessas pessoas que têm uma grande capacidade para recordar momentos, situações, dados ou coisas e, de repente, tem tendência a esquecer-se de tudo, possivelmente está a dormir menos horas do que as devidas. Isto deve-se a que as investigações científicas a esse respeito assinalam o seguinte: a Fase REM é o momento no qual o nosso cérebro processa a informação captada durante o dia. Portanto, se não estamos a dormir o suficiente, a nossa Fase REM não é capaz de consolidar essas lembranças da mesma forma, nem com tanta nitidez. E, quanto mais prolongarmos essa temporada de dormir pouco, mais capacidades irá perdendo a nossa memória.
Comemos mais
Se o seu apetite costuma ser regular, mas se encontra numa fase de fome constante, é possível que isso aconteça devido a dormir pouco. Normalmente, o sono ajuda a prevenir a diabetes, e outros transtornos do metabolismo. Mas, quando isso se quebra, e começamos a dormir menos, a fome dispara. Por uma questão de lógica, com mais horas despertos, maior quantidade de tempo para comer. Também não podemos perder de vista a ansiedade causada pelas insónias. Em definitivo, fatores que podem provocar comer mais, e aumentar a nossa massa corporal.
Vista cansada
Dormir pouco e mal acaba por se traduzir numa perda de qualidade da visão. É normal que os nossos olhos se vejam afetados pela falta de sono. E isto pode aumentar, se passarmos todo o dia a olhar para os écrans do computador, tablet ou telemóvel. A soma de todos estes fatores acaba por resultar numa espécie de neblina no nosso campo visual, ou, como é conhecida popularmente, vista cansada.