3 posturas para dormir com dores menstruais

Jul 18, 2022 | POSTURAS DE SONO, CONSELHOS | 0 comments

Chegou essa altura do mês, e apanha-a num mau momento (como quase sempre), e, além do mais, vem acompanhada de dores intensas. É-lhe familiar? Infelizmente, se costuma sofrer inchaço, dor, e moléstias em geral durante o período, saiba que não está sozinha. 

Isto pode afetar a sua vida laboral, a sua energia, a sua vida social, o seu estado de ânimo, e incluso o seu descanso e a sua qualidade de sono. Por sorte, no que a descansar diz respeito, existem algumas posturas para dormir com dores menstruais que podem ser de grande alívio para descansar melhor em cada noite.

3 posturas para dormir com dores menstruais

Para esses momentos nos quais sente uma dor que parece que não vai passar nunca, quiçá seja uma grande ajuda saber que existem algumas posturas que podem ser de grande ajuda.

Dormir com uma almofada debaixo dos joelhos

Uma forma de dormir mais comodamente convivendo com as dores menstruais é dormir com uma almofada debaixo dos joelhos. Conta com uma almofada extra na sua cama? Se é redonda e não demasiado alta, muito melhor: pegue nela e coloque-a debaixo dos joelhos. Assegure-se de que as suas pernas estão retas, e ambas à mesma altura.

Se não tiver uma almofada redonda, ou se simplesmente não tem uma almofada extra na sua cama, pode sempre enrolar uma toalha e colocá-la debaixo dos seus joelhos. Deste modo, em pouco tempo irá sentir que os seus músculos estão relaxados e que se sente muito mais cómoda. 

Posição fetal

Alguma vez já viu um feto no útero? Assim é como dormem: totalmente enrolados. É que, quando nos colocamos em posição fetal, os músculos à volta da área abdominal relaxam-se, e isto pode proporcionar um grande alívio para as dores menstruais. Além do mais, esta postura é ideal para evitar possíveis fugas e manchas nos lençóis.

A postura da criança

Se pratica yoga, seguramente conhece bem esta postura: trata-se de uma das posturas mais conhecidas desta prática, mas que pode ser útil para lá do yoga. E é que pode ser muito útil praticá-la quando se sofre de dores menstruais.

Esta postura permite não só aliviar as dores menstruais, mas também as dores de cabeça derivadas da menstruação. Incluso poderia ajudar a conseguir adormecer, graças a que relaxa o corpo e a mente. Se tem dores menstruais, por que não a praticar um pouco antes de dormir?

Recomendações para as dores menstruais

As dores menstruais podem ser muito incómodas a qualquer hora do dia. Por isso quiçá lhe interesse conhecer algumas recomendações que lhe podem servir durante o dia para aliviar essas moléstias.

Quando você se senta

Se passa muito tempo sentada, uma boa forma de aliviar as dores menstruais é utilizar uma almofada na zona lombar. Desse modo poderá diminuir a pressão sobre a parte baixa das costas. 

Além disso, o mais recomendável é manter a coluna numa posição o mais neutra possível: com os seus pés no solo, os quadris deveriam estar alinhados com os joelhos a 90 graus enquanto se está sentado.

Intervalos para se mover um pouco

Outra das recomendações que podem ser de grande ajuda para lidar com a menstruação é levantar-se e mover-se durante uns minutos a cada hora. Isto pode ser uma ajuda para conseguir minimizar a rigidez, ao mesmo tempo que melhora o fluxo sanguíneo. 

A prática de yoga

Antes comentávamos-lhe que pode ser muito útil realizar a postura da criança antes de dormir para aliviar as dores menstruais. Mas a verdade é que, regra geral, a prática de yoga pode ser ideal durante estes dias do mês (ainda que a priori não lhe apeteça muito), e durante os dias prévios.

De fato, uma revisão publicada em 2017 explica que o yoga poderia ser de grande ajuda para aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual (SPM), como podem ser:

  • As cólicas.
  • O inchaço.
  • A sensibilidade nos seios.

Outras sugestões para lidar com as dores menstruais

Para tratar de suportar as dores menstruais, outras medidas que pode levar a cabo são:

  • Usar uma almofada elétrica: uma almofada térmica pode estimular o fluxo sanguíneo e fazer com que os músculos se relaxem.
  • Fazer um seguimento do seu ciclo menstrual: desta maneira poderá prever quando chegará a menstruação, e saber se os sintomas que apresenta são habituais ou estão fora do comum.
  • Adotar hábitos de vida saudáveis: o mais provável é que os seus hábitos estejam relacionados com as suas dores.
  • Consulte-se com o seu médico: se sofre de dores fortes em cada menstruação, o melhor será que se consulte com o seu médico acerca do que poderá fazer para reduzir as suas dores.

 Agora que já ficou a conhecer algumas posturas para dormir com dores menstruais, esperamos que possam ser uma ótima ajuda. E lembre-se, não hesite em consultar com o seu médico, caso sinta que é necessário!