10 coisas que acontecem ao seu corpo devido à falta de sono
Chega a noite e a hora de dormir, e começa a dar voltas na cama. Já esteve alguma vez nesta situação? O mais provável é que sim, dado que é algo bastante comum, e que já nos aconteceu a todos alguma vez.
Nestes casos, o mais provável é que já saiba como se vai sentir no dia seguinte: de mau humor, cansado, e até mais irritável. O pior é que estas não são as únicas consequências de dormir pouco: em seguida, apresentamos-lhe 10 coisas que acontecem ao seu corpo, devido à falta de sono.
10 coisas que acontecem ao seu corpo devido à falta de sono
A falta de sono pode ter consequências no nosso corpo, para além de influir no nosso estado de ânimo. Desde o aumento de peso, até um sistema imunitário mais debilitado, deixamos-lhe em seguida 10 coisas que sucedem ao seu corpo quando dorme pouco:
1. Aumento do risco de sofrer diabetes
Uma das principais consequências que pode trazer a falta de sono é um aumento do risco de sofrer de diabetes. Em concreto, a falta de sono afeta a libertação de insulina, uma hormona implicada na regulação do açúcar.
Aquelas pessoas que não dormem o suficiente têm níveis de açúcar maiores e, portanto, dispõem de um aumento da probabilidade de sofrer de diabetes tipo 2.
2. Aumento de peso
A investigação sugere que poderia existir uma associação entre a restrição de sono, e as alterações negativas no nosso metabolismo. Em adultos, dormir pouco parece aumentar a fome e o apetite, em particular por aquelas comidas mais ricas em calorias e hidratos de carbono, tal como indica a Clínica Mayo.
Com a falta de sono, os sinais químicos que dizem ao cérebro que já estamos cheios são desregulados, de alguma forma: com isso, produz-se um desequilíbrio no nosso corpo. Como resultado, é mais provável que comamos de mais, incluso quando já comemos o suficiente.
3. Sistema imunitário debilitado
Dormir pouco enfraquece as nossas defesas do sistema imunitário ante os vírus, como podem ser os constipados comuns, e a gripe. É mais provável que fique doente quando está mais vulnerável e exposto a estes germes.
4. Acidentes
Estar sonolento durante o dia pode aumentar o risco de que tenhamos algum acidente: por exemplo, é mais provável que possamos sofrer algum acidente de carro, ou algum outro acidente que nos possa magoar, em geral.
5. Aumento da pressão arterial
Alguns especialistas consideram que se dorme menos de 5 horas cada noite, aumentará o risco de que a sua pressão arterial seja maior.
6. Mudanças de humor
A falta de sono pode fazer-nos estar mais sensível, com mudanças de humor, e mais irritáveis. A falta de sono crónica pode afetar o seu estado de ânimo, e levar a situações de depressão e ansiedade, que podem aumentar com o passar do tempo.
7. Problemas de memória
Durante o sono, o nosso cérebro forma conexões que o ajudam a processar e recordar nova informação. A falta de sono pode afetar negativamente, quer a memória a curto prazo, quer a memória a longo prazo.
8. Aumento do risco de sofrer doenças cardiovasculares
A falta de sono também pode produzir um aumento de doenças cardiovasculares e do coração, devido a problemas como o aumento da pressão arterial.
9. Falta de equilíbrio
A falta de sono pode afetar a sua coordenação e o seu equilíbrio, tornando-o mais propenso a quedas, e a outros acidentes físicos.
10. Problemas com a concentração e com a cognição em geral
A concentração, criatividade, e o feito de resolver problemas estarão diminuídos, sempre que não desfrutarmos de um bom descanso.
Como vê, são vários os aspectos do nosso corpo que se podem ver afetados pela falta de sono. Não têm por quê acontecerem todos ao mesmo tempo, mas, para quê arriscar? Durma entre 7 a 8 horas todas as noites, e evite problemas para a sua saúde!