Propriedades da tília que são benéficas para o descanso
São muitas as pessoas que contam com certa quantidade de tília em casa. É que a tília é conhecida pelos seus benefícios na hora de nos relaxarmos, e incluso de dormir. Mas, exatamente, sabe quais são as propriedades da tília no descanso?
A tília deriva do género de árvores tília, que normalmente crescem em certas regiões da Europa, Ásia e América do Norte. A Tília cordata, também conhecida como tília de folhas pequenas, é considerada como a espécie mais potente do género Tília.
Propriedades da tília
A tília, ou o chá de tília, sempre se utilizou na medicina popular em todas as culturas, para aliviar a pressão arterial alta, acalmar a ansiedade, e melhorar a digestão. Para criar esta infusão de ervas, antigamente as folhas e a casca eram fervidas e demolhadas. Hoje em dia, o habitual é encontrarmos estes pequenos saquinhos de chá já preparados. Deixamos-lhe em seguida algumas das propriedades da tília relacionadas com o descanso:
A tília poderia ser uma ajuda para promover o sono
Como já deve saber, a tília é uma dessas plantas que se usam normalmente como infusão para nos relaxarmos. É que os seus compostos vegetais podem ter propriedades que fomentam o relaxamento que conduz ao sono, tal como explica uma investigação publicada na revista Toxicology and Applied Pharmacology.
Por outro lado, um estudo levado a cabo em ratos concluiu que os extratos das árvores mexicanas de Tília causavam sedação. Os investigadores acreditam que o extrato acalmava o sistema nervoso central e, deste modo, causava sonolência.
Ainda assim, parece que é necessária mais investigação a esse respeito, antes de explorar a relação entre a tília e o descanso. Em qualquer caso, existem outras propriedades da tília que poderiam ter algo a ver com este:
Poderia promover o relaxamento
Especialmente para essas pessoas que sofrem de algum transtorno de ansiedade, um chá de tília pode ser uma grande ajuda antes de ir dormir. Na antiguidade, as flores da tília eram utilizadas na medicina popular para promover o relaxamento e aliviar os sintomas de ansiedade. E, ao que parece, estes usos da tília também foram testados neste sentido.
Em concreto, um estudo em ratos concluiu que os extratos dos rebentos de tília tomentosa possuíam propriedades sedantes. Os investigadores concluíram que este extrato de tília imitava a atividade do ácido gaba-aminobutírico (GABA), uma substância química do cérebro que inibe a excitabilidade no sistema nervoso humano.
Parece, pois, que a tília poderia promover o relaxamento. Ainda assim, são necessários mais estudos para saber como funciona exatamente.
Pode ajudar a reduzir a dor leve
A dor crónica afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e pode dificultar o descanso a quem sofre com este problema. No entanto, parece que alguns antioxidantes que a tília contém poderiam ser uma ajuda para aliviar a dor.
Em concreto, uma investigação levada a cabo em 50 mulheres com artrite reumatoide assim o apoia. Esta doença caracteriza-se por dor e rigidez nas articulações, e parece que a suplementação com um antioxidante que contém a tília melhorou significativamente os sintomas da dor e os marcadores de inflamação.
Acalma o trato digestivo
Outra das razões que podem dificultar o descanso é uma digestão complicada. E, como qualquer chá quente, a tília oferece calor e hidratação ao nosso corpo, o que, por sua vez, alivia o trato digestivo.
Ainda assim, caso se sofra de algum problema de saúde, como um trato digestivo irritado, de momento não existe evidência que vincule os compostos da tília com a capacidade de acalmar este problema.
Como vê, são várias as propriedades da tília que poderiam ser de ajuda para desfrutar de um bom descanso. Em qualquer caso, se tem problemas para dormir, o melhor será que se consulte com um especialista, ou que preste atenção ao seu conjunto de descanso. Pode ser que sofra de insónias, ou que o seu colchão esteja muito velho…. Esperamos que mantenha o seu conjunto de descanso atualizado!