Métodos para recordar os sonhos
Quantas vezes já se despertou pela manhã e não foi capaz de recordar o que tinha sonhado durante a noite? Seguramente tenham sido tantas vezes, que é impossível dizer quantas. Mas o que temos claro é que acaba por gerar um sentimento de frustração bastante grande. Para evitar que se torne a sentir assim, na Maxcolchon quisemos recapitular alguns dos métodos e truques mais efetivos para que possa recordar o conteúdo dos seus sonhos.
10 truques que o vão ajudar a recordar os sonhos
1. Escreva um diário de sonhos
Ainda que possa parecer redundante, a melhor maneira de recordar os sonhos passa pela redação e manutenção de um diário. Basicamente, o único que tem de fazer ao despertar-se é anotar tudo o que possa recordar sobre o que acabou de sonhar na última noite. E, mesmo que apenas possa recordar pequenos fragmentos, ainda assim deve anotar isso mesmo.
Com o passar do tempo irá fomentando o aparecimento de padrões oníricos. Quer dizer, sonhos mais recorrentes e, portanto, muito mais fáceis de recordar. Este hábito positivo não só ajudará com a memória, mas também com um certo desenvolvimento cognitivo, e incluso emocional, já que se irá converter numa transcrição de psicólogo, e com a qual poderá analisar e explorar a sua própria mente.
2. Pratique o relaxamento antes de dormir
Os sonhos costumam estar associados com o estado de ânimo das pessoas. Por isso existe esta proliferação de interpretações e de significados ocultos dos sonhos. Em regra geral, e segundo a opinião dos especialistas na interpretação dos sonhos, deitar-se stressado ou com preocupações é sinónimo de sofrer com pesadelos.
Os estados anímicos mais alterados não fomentam o feito de que possamos recordar o que acabamos de sonhar na noite anterior. Por isso, tente ir para a cama num estado de relaxamento. Como? Praticando técnicas de relaxamento, como a meditação. Basicamente, o que pode fazer são algumas respirações profundas.
Como alternativas à meditação podemos encontrar a leitura, tomar um banho quente antes de se deitar, ou ainda escutar música calma e pouco estridente. Em definitivo, realizar alguma atividade que convide a uma maior tranquilidade.
3. Desperte de forma lenta, pausada e progressiva
Como se costuma despertar? Seguramente, de segunda a sexta isso seja feito com um salto provocado pelo alarme do telemóvel. Ou seja, passa dos 0 aos 100 em apenas alguns segundos. E já começamos o dia com stress e pressas.
A partir de agora, se o que deseja é recordar o que acabou de sonhar, tente despertar-se sem saltos nem estridências. O objetivo é não sair da cama de maneira imediata. Bem pelo contrário. Fique uns minutos deitado, e tente recordar os seus sonhos.
É mais do que possível que o sonho mais vívido tenha sido o que estava a experimentar imediatamente antes de se despertar, pelo que permanecer na cama o vai ajudar a processar esse sonho. Para isso, auxilie-se da respiração e, por que não, mantenha os olhos fechados, de modo a fomentar a concentração.
4. Investigue os significados dos sonhos
Quase todos os sonhos que vivemos representam uma porta de entrada para o nosso subconsciente. Quer dizer, o que sonhamos está provocado pelos nossos medos, pensamentos e vivências, o que se traduz em que encerram significados profundos e, acima de tudo, simbólicos.
Qualquer tipo de sonho recorrente, ou que conta com o aparecimento de elementos icónicos ou fáceis de representar (animais, cenários, pessoas…) pode dar origem a uma investigação pela nossa parte. É muito recomendável aproveitar o acesso à internet e navegar pelos sites especializados, e onde dão significado a esses sonhos frequentes. Também podemos contar com o auxílio de literatura especializada.
5. Crie um ambiente adequado para dormir
O seu quarto deve ser uma catedral do descanso. Contar com um conjunto de descanso que garanta o conforto é fundamental para a nossa saúde, mas também para recordar os sonhos. É que o ambiente no qual dormimos afeta a nossa capacidade cognitiva e, portanto, a forma de conseguirmos recordar o que acabamos de sonhar.
Transformar o nosso quarto num espaço de dormir cómodo e relaxante, com uma temperatura adequada, sem distrações sob a forma de dispositivos eletrónicos, e com uma ausência de ruídos, é fundamental. Conte com a ajuda de tampões para os ouvidos, caso seja necessário, assim como de uma máscara para os olhos. E, claro, baixe a persiana, consiga uma boa temperatura ambiente, e desfrute de um colchão de qualidade.
Truques para recordar os sonhos
Existem outros métodos, mais próximos a truques quotidianos, e que o podem ajudar a recordar os seus sonhos:
Estabeleça uma intenção prévia de que deseja recordar o sonho
Antes de ir para a cama, é importante que se convença a si mesmo de que quer recordar o que vai sonhar. Ou seja, estabelecer essa intenção. Para isso, repita em voz alta a mensagem adequada. Desta forma, o seu cérebro vai-se preparar para recordar os sonhos.
Faça perguntas sobre os seus sonhos
Depois de despertar, faça a si mesmo perguntas específicas sobre o que sonhou: em que consistia? Que pessoas apareciam nos sonhos? Qual era o cenário? Onde estava? O que estava a fazer? Onde ia? Ao fazer este tipo de perguntas, ao mais puro estilo entrevista, está a ajudar o seu cérebro a recordar os detalhes específicos. Também pode colocar um título ao sonho, algo que o resuma, e contar esse sonho em voz alta de modo a que se possa fixar na memória.
Registe a hora dos seus sonhos
Tente-se lembrar da hora em que teve os seus sonhos. Caso se desperte várias vezes durante a noite, tente anotar a hora cada vez que se desperte. Isto pode ajudar a identificar padrões nos seus sonhos, o que pode ajudar a recordar esses sonhos mais facilmente.
Utilize a aromaterapia
Alguns óleos essenciais, como a lavanda ou a sálvia, podem ajudar a relaxar e a melhorar a qualidade do seu sono. Ao experimentar um sono mais profundo e reparador, é mais provável que recorde os seus sonhos ao despertar.
Outros métodos para recordar os seus sonhos (e melhorar a qualidade do seu sono)
Recordar os sonhos é um trabalho árduo, e que requer um processo gradual. Todos os métodos que acabamos de enumerar não têm por que funcionar sempre. Há que ter em conta que cada dormente é diferente e tem as suas próprias características.
Além dos truques anteriores, existem diferentes técnicas relacionadas com a qualidade do descanso, e que podem ajudar na nossa tentativa de recordar os sonhos. Desde a Maxcolchon aconselhamos a que siga os seguintes conselhos. E não só para recordar os sonhos, como também para melhorar o seu descanso:
- Mantenha um horário regular, deite-se e levante-se sempre à mesma hora.
- O seu quarto é a capital do descanso: escolha uma divisão livre de ruídos ou luzes.
- Evite o consumo de álcool, cafeína, ou de outras substâncias nocivas ou tóxicas.
- Mantenha uma dieta saudável e equilibrada (mas, sobretudo, não coma alimentos pesados antes de se deitar, ou irá experimentar uma digestão mais complicada).
- Não utilize dispositivos eletrónicos antes de dormir. E, caso seja possível, não leve o telemóvel, o tablet ou o computador para o quarto.
- Pratique técnicas de relaxamento antes de ir para a cama. Por exemplo, a meditação enfocada a exercitar a memória.
- Durma sempre sobre um colchão de qualidade: o seu conjunto de descanso deve ser adaptado às suas necessidades enquanto dormente.
Colocar um copo de água junto à cama: é efetiva a auto-hipnose para recordar os sonhos?
Existe uma técnica que, segundo determinadas correntes de opinião, pode ajudar a melhorar a qualidade do sonho. Trata-se da auto-hipnose, uma prática que faz uso de várias técnicas de relaxamento, de modo a lograr um estado de sugestionabilidade elevada. O resultado pode significar mudanças positivas nos pensamentos, sentimentos e comportamentos. E, em certa medida, também uma melhoria da memória.
A auto-hipnose induz um estado de relaxamento profundo, e que pode ajudar a reduzir o stress, a ansiedade e a tensão. Em definitivo, transtornos que dificultam a qualidade do sono. Além do mais, a auto-hipnose fomenta que possamos cumprir com todos esses hábitos de sono que acabamos de enumerar anteriormente.
Para a prática da auto-hipnose, temos que nos deitar, mas não sem antes deixar na mesinha de cabeceira um copo com água. Durante os minutos seguintes, respire profundamente, de modo a relaxar, quer o corpo, como a mente.
O objetivo com este estado total de relaxamento é que, a partir daí, possamos repetir de maneira mental certos lemas para connosco mesmos. Neste caso que nos ocupa, temos que nos convencer de que ao dia seguinte recordaremos o que sonhamos nessa noite. Como? Associando a mensagem com o copo de água.
Se olharmos para o copo durante uns minutos, ao mesmo tempo que nos relaxamos e respiramos profundamente, incitaremos uma espécie de autoindução, e que pode dar resultados na manhã seguinte. Mas, o melhor de tudo é que, enquanto estamos a fazer essa auto-hipnose, o estado de relaxamento a que ela nos leva vai fazer com que nos ajude a conciliar o sono.
BIBLIOGRAFIA
Métodos para recordar os seus sonhos (Diário feminino)
https://www.diariofemenino.com/salud/insomnio/articulos/trucos-metodos-recordar-olvidar-suenos/
O que fazer para recordar os seus sonhos (The New York Times)
https://www.nytimes.com/es/2017/01/31/espanol/que-hacer-para-recordar-tus-suenos.html
Como conseguir recordar os seus sonhos e aprender com eles, para os aplicar na sua vida (El confidencial)
https://www.elconfidencial.com/alma-corazon-vida/2022-02-17/suenos-dormir-recordar-ludicos-aprender-de-ellos_3376593/