É possível desinfectar o colchão?

Ago 7, 2019 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

Como manter o nosso colchão tão higiénico quanto possível é uma questão de grande preocupação para todos os utilizadores, especialmente para aqueles que têm filhos pequenos ou um familiar em casa com necessidades especiais e que passa muito tempo na cama.

Surgem muitas dúvidas a este respeito: um colchão pode ser limpo? Como é mais conveniente fazer a limpeza, seca ou molhada? Isto é suficiente para desinfectar um colchão?

A higiene do colchão é fundamental

Esta não é uma questão que devamos deixar passar porque uma boa parte da nossa vida é passada a dormir e, portanto, a utilizar o colchão.

Na verdade, embora nem todos saibam, a realidade é que uma má rotina de higiene do colchão pode causar as seguintes doenças:

Alergías

Isto deve-se principalmente ao facto de os ácaros se acumularem no colchão dia após dia. Se a alergia que causam estiver associada a outros problemas respiratórios, como a asma, esta combinação pode levar a problemas de saúde ainda mais graves.

Conjuntivite

Os mesmos ácaros que estão em um colchão como resultado da falta de uma rotina de higiene podem prejudicar os olhos de quem dorme nele.

Dermatite

Os ácaros do pó são novamente os que podem estar por detrás desta conhecida condição de pele que causa uma sensação de comichão desconfortável.

E isso não é tudo, porque se não nos preocuparmos com a desinfeção do colchão, podemos eventualmente sofrer erupções, dores de cabeça ou fadiga, tudo devido aos ácaros, porque um único grama de pó pode conter até 10.000 destes pequenos insetos que se reproduzem rapidamente em condições ótimas de humidade.

Mas não são apenas os ácaros que vivem em um colchão, também existem bactérias e fungos causados pela própria humidade do corpo, que impregnam o colchão, outros fluidos corporais como a saliva e até mesmo os restos de nossas células mortas.

A higiene do colchão é fundamental

Para desinfetar o colchão e mantê-lo livre de sujidade, o primeiro passo é estabelecer uma rotina de limpeza simples, mas eficaz, que realmente se torne comum e não meramente pontual.

Aqui estão alguns passos que podemos dar para manter o colchão limpo:

  1. Lavar a roupa de cama, como lençóis, fronhas e lençóis, uma vez por semana a uma temperatura elevada, entre 50ºC e 60ºC para higienizar completamente.
  2. Mantenha uma higiene corporal adequada e não entre na cama com os pés sujos ou o corpo embebido em suor.
  3. Se manchar acidentalmente um pequeno espaço do colchão, limpe-o imediatamente esfregando-o com um pano húmido com água fria e sabão e deixe-o secar ao ar livre sem o cobrir com o lençol até não estar completamente seco.
  4. Aspire toda a superfície do colchão à potência máxima para remover ácaros e outros alergénios.
  5. Proteja o colchão com uma capa protetora dupla tencel.

As capas de protecção são a forma mais segura e sensata de prevenir infecções nos colchões. Isolam o colchão do contacto directo com o corpo, protegendo-o de líquidos ou fluidos que possam derramar sobre ele.

Além de ser impermeável, a capa protetora dupla de tencel é respirável, permitindo que o calor escape e não acumule suor.

A fibra Tencel é de origem totalmente natural, cuidando do meio ambiente, mas também da pele humana, sendo macia e delicada, e pode ser usada diretamente como um lençol