A melhor maneira de lavar o edredão nórdico
Eles vieram do norte da Europa para facilitar as nossas vidas e para aquecer os invernos frios. De origem escandinava, este tipo de roupa de cama começou a ser usada para mitigar as baixas temperaturas que sofriam nos meses mais duros. Os países europeus mais próximos do Oceano Árctico descobriram que se substituíssem as peles com as quais forraram os sacos de dormir por penas de pato, o calor e o isolamento aumentavam muito. Assim nasceu este produto e posteriormente exportado para o resto do mundo, mudando as nossas vidas mas também acrescentando uma árdua tarefa de manutenção. Sim, estamos a falar da nobre (e nunca bem pensada) arte de lavar edredões.
Pode tê-lo surpreendido porque não sabia disso, mas a ideia que tinham nos países escandinavos era revolucionária. Depois de observar como os patos utilizavam a sua plumagem para manter uma temperatura corporal quente, os habitantes dos países do norte da Europa incorporaram esta matéria-prima na sua cama. A sua eficiência é tal que hoje em dia os edredões feitos de penas de pato ou ganso são ainda de melhor qualidade do que os melhores modelos sintéticos. Em qualquer caso, estamos falando de um produto que é totalmente necessário em nossos invernos, mas que requer um ato doméstico que precisa de mimos e cuidados.
Como lavar o edredão nórdico (e não morrer na tentativa)
Mesmo que o vejas chegar, normalmente acontece sem aviso prévio. Um dia ele é o teu melhor companheiro de cama, mas no dia seguinte ele põe-te a dormir numa sauna. É a chegada de boas temperaturas e o momento de dizer “até logo” aos nórdicos. Mas não se engane. A coisa certa a fazer é não o guardar e tirá-lo de novo no próximo Outono. É aconselhável lavá-lo antes de o guardar no canapé ou no armário.
Antes de enlouquecer com a máquina de lavar, a primeira coisa que temos de fazer é verificar se o nosso edredão pode ser colocado na máquina de lavar ou se precisa de ser lavado a seco. Se o seu modelo estiver em baixo, vamos precisar de ajuda externa e uma lavandaria. Mas não se preocupe, basta olhar para a etiqueta para descobrir. Ah! Outra coisa importante que não podemos esquecer: certifique-se de que não há rasgos ou quebras. Caso contrário, podemos desencadear uma catástrofe se a colocarmos na máquina de lavar.
Uma vez iniciado o processo com esta série de indicações, existem alguns truques que irão facilitar a lavagem:
– Não coloque nenhuma outra peça de roupa quando colocar o edredão na máquina de lavar roupa. Se você cometer esse erro, o atrito de ambas as peças de roupa pode danificar as fibras do edredão.
– Coloque bolas de tênis na máquina de lavar. Sim! Como um mágico com seu coelho no truque do chapéu, colocar NOVAS bolas de tênis no tambor evitará que o recheio se amontoe, pois estará sempre em movimento.
– Você provavelmente tem uma máquina de lavar moderna com dois milhões de programas, então você saberá qual deles usar. Em qualquer caso, certifique-se de que o programa é para roupas delicadas, nunca use amaciador de roupa e lave-o em água fria (ou a uma temperatura mais baixa do que a indicada na etiqueta).
– Mesmo que você pense que a lavagem terminou, é aconselhável repetir a ação de enxague algumas vezes mais. Desta forma, você se certificará de que qualquer resíduo de detergente foi removido e, portanto, que ele permaneceu no edredom
Você já colocou bolas de tênis, usou o programa certo, lavou o edredom, lavou-o repetidamente e tirou-o da máquina de lavar. Perfeito, mas ainda não acabámos. Está na hora de o secar. E você deve fazer isso seguindo estas duas dicas:
– Tire proveito dos dias quentes. Um dia de sol, uma brisa e, claro, o ar livre. Mas tem cuidado. Não o exponha directamente ao sol ou aparecerão as temidas manchas amarelas.
– Se você vai fazer isso com a ajuda de uma secadora, você terá que obter ajuda de alguns velhos amigos novamente. Coloque o edredão num saco de secagem, feche-o e sirva-se das bolas de ténis acima mencionadas (mas fora do saco, claro).