7 coisas que deveria evitar no seu quarto
Quando temos problemas para conciliar o sono, costumamos procurar truques e conselhos que remem a favor do descanso. Ou seja, procuramos que tipo de infusão é melhor, analisamos as qualidades dos melhores colchões de viscoelástica, que posição é melhor para dormir, e qual é a almofada que se adapta de forma mais ideal a essa postura… No entanto, por vezes há que olhar para as coisas de uma outra forma, e descobrir as coisas que deveria evitar no seu quarto. Talvez a chave possa ser encontrada no que está a mais, e não no que nos falta.
7 elementos que deveria remover do seu quarto, de modo a melhorar a qualidade do seu sono
O nosso quarto deve ser um templo do descanso. Um oásis onde todos os elementos se unem em favor da conciliação do sono. Fatores como a temperatura ideal, um bom isolamento das paredes para evitar os ruídos, o melhor conjunto de descanso possível, ou a ausência de certos elementos.
É precisamente neste último fator que nos vamos concentrar, para enumerar todos esses elementos que devemos afugentar na hora de dormir. Podem ser de índole tecnológica, podem afetar o nosso descanso devido ao odor que desprendem, podem provocar ruído ou, simplesmente, gerar stress.
1. Dispositivos eletrónicos
Se existe algo que não deveria estar no seu quarto quando vai dormir, são os dispositivos eletrónicos. Um grupo tecnológico onde incluímos televisões, telemóveis, computadores ou o tablet. Por que motivo? Este tipo de aparelhos com écran e diferentes tipos de luz provocam transtornos no nosso ritmo circadiano, o que influi na própria fase do sono. Dificultam a conciliação e provocam despertares ao longo da noite.
2. Faturas e documentos
A papelada em geral também não é bem recebida num quarto onde vai dormir. Basicamente, são lembranças de tudo aquilo que nos provoca stress durante o dia a dia. E, tal como dissemos, o quarto tem de ser considerado como um templo do descanso.
3. Dispositivos e elementos que causem ruído
Neste aspecto podemos incluir relógios, brinquedos e elementos decorativos. Qualquer tipo de objeto que gere algo de ruído e que possa perturbar o seu descanso.
4. Comida
O mesmo que sucede com os objetos que geram ruído, mas transportando para o sentido do olfato; a comida num quarto é sinónimo de odores. E, dependendo do tipo de comida, esse odor pode ser mais desagradável com o passar das horas. Como já dissemos várias vezes, o seu quarto deve ser um lugar de relaxe e descanso; nem é um escritório, nem uma cozinha, nem sequer uma sala de estar.
5. A roupa suja
Pelo mesmo motivo do ponto anterior, a acumulação de roupa suja ou calçado dentro do quarto pode perturbar a qualidade do seu sono. Mas, além dos odores, e aqui também incluímos os restos de comida, estamos a falar de potenciais focos de germes e de outras substâncias nocivas que irão incidir sobre o nosso descanso.
6. Desordem
Pode ser com montes de roupa suja no chão do quarto. Pode ser com diferentes objetos espalhados pelas mesinhas de cabeceira ou na cómoda. Pode ser com todo o calçado da família espalhado pelo mesmo chão. Incluso pode ser com elementos tão aleatórios como uma bicicleta ou uma cadeira caída. Qualquer tipo de desordem dentro do quarto vai alterar o seu estado de ânimo e a sua capacidade de relaxamento. Tente ser ordenado antes de se deitar, e transforme o quarto num refúgio de paz.
7. Decoração brilhante, berrante e demasiado colorida
As cores muito brilhantes e vivas são potenciais estimuladores do nosso cérebro. E se há algo que não queremos quando vamos dormir, é um cérebro desperto e ativo. Pinte as paredes com cores suaves e com tons cálidos. Impregne da mesma forma elementos como travesseiros ou roupa de cama. Procure que tudo o que o envolve convide ao relaxamento.